05-Gestão de projetos

Gestão de projetos na Bechtel Corporation

Bechtel é uma empresa construtora com faturamento de 16 bilhões de dólares por ano, especializada em grandes projetos. Em seu ramo, desde sua fundação a mais de um século, lidera projetos de construção de sistemas de ferrovias, refinarias, aeroportos e usinas elétricas. A empresa liderou a reconstrução da infraestrutura de gás e petróleo do kuwaiti e tornou-se a primeira empresa norte americana a ter permissão para construir na China. Isso permitiu que ela trabalhasse com a Motorola em vários projetos, inclusive na construção do complexo industrial de 650 milhões de dólares em Tianjin para a produção de semi-condutores de última geração.

Os clientes da empresa a escolhem em virtude de sua habilidade para entregar os projetos no prazo. Também a escolhem por causa de sua capacidade de entrega rápida. Um exemplo é a obra de substituição de dois geradores de vapor da usina nuclear Kewaunee -Winsconsin em apenas 71 dias. Para cada projeto que assume, a Bechtel precisa organizar uma equipe de projetos e fornecer a ela os sistemas de informações e os recursos de apoio, tendo em mente a entrega dentro do prazo e prazo de entrega curto. Em razão da complexidade de muitos projetos em andamento com necessidade diversas, as equipes dever ser flexíveis par reagir a mudanças nos prazos e nas exigências. A comunicação é uma questão importante.

Por ter projetos simultâneos em todo mundo, a empresa iniciou um sistema de comunicação baseado na web que oferece acesso a informações de projeto eletronicamente aos membros da equipe envolvida no projeto, viabilizando agilidade em decisões e reforçando as prioridades competitivas da Bechtel.


  1. Quais são os objetivos gerais dos projetos? 
  2. Quais os maiores desafios para esse tipo de negócio?
  3. Que critérios você levaria para estruturar uma equipe de projeto?
  4. Quais riscos devem ser considerados na execução de um projeto? Como controlá-los?

Administração de projetos por toda organização (58-60)
Definição de organização de projetos (60-62)
Planejamento de projetos (63-80)
Cadeira crítica (81-82)
Monitoramento e controle de projetos (82-84)