06-Planejamento de recursos da empresa

Implantação do sistema ERP da SAP na Sabó

Sabó é uma das empresas brasileiras líder nacional no ramo de autopeças (mangueiras, retentores e juntas). A partir de 1975, a empresa entrou para o mercado internacional por meio do fornecimento de retentores para a alemã Opel. Com a estratégia de crescimento bastante agressiva, a Sapó investiu bastante na compra de unidades produtivas em diversos países. A internacionalização da Sapó começou em 1992, com a compra da Todaro, na Argentina. Um ano depois adquiriu a Kako, uma das maiores fabricantes de autopeças alemã. 

Com a compra de diversas empresas em países diferentes os sistemas de informação existentes não estavam integrados, por terem sido desenvolvidos por especialistas locais. Um exemplo era o módulo de estoque e vendas não integrados. A contabilidade precisava consolidar todas as informações em uma verdadeira colcha de retalhos e a complexidade da gestão da cadeia logística aumentava. A empresa buscou ajuda da SAP para implementar um sistema de gestão integrada: o SAP ERP. Os principais objetivos dessa implementação eram:


 

  1. Unificar a unidades em apenas uma. Voltada para processos
  2. Atender ao mercado concentrando nas necessidades dos clientes
  3. Obter uma ferramenta para atender aos vários continentes
  4. Mudar a gestão com foco em produtos para o foco no cliente e nos mercados de atuação: exportação, montadoras e reposição.

Para que a implementação ocorresse era preciso quebrar paradigmas de operações locaispadronizar processos globais e definir e unificar as melhores práticas globais. Com objetivos claros de unificar as informações para facilitar a gestão das diversas plantas no mundo e reduzir o tempo de análise de informações para tomada de decisões estratégicas, aumentando a sinergia entre as plantas tornando a empresa ainda mais competitiva.


  1. Quais os principais benefícios da implantação de um sistema ERP na Sabó?
  2. Discuta e aponte os principais desafios na implantação de um sistema ERP em empresas multinacionais.
  3. Se você fosse implantar um sistema ERP em uma empresa, como você planejaria a implementação? Quais os ganhos você projetaria?

Sistemas integrados de gestão (ERP) (526-532)
Planejamento da necessidade de materiais (MRP) (532-534)
Planejamento mestre da produção (MPS) (534-544)
Sistema tambor-pulmão-corda (548)