Blog‎ > ‎

Missão das empresas de Pesquisa Operacional

postado em 28 de nov de 2012 13:16 por João Flávio de Freitas Almeida   [ 17 de abr de 2014 07:29 atualizado‎(s)‎ ]
Missão: O que você faz?

A missão de uma empresa é a sua razão de existência. Define o que ela tem a oferecer  dela ao mercado e o público alvo que ela quer atingir. A visão, equivale a um plano de longo prazo a ser alcançado pela empresa. Os valores definem o tipo de conduta que a empresa ira tomar para atingir o que almeja.


Destaco a missão de algumas empresas nacionais e internacionais que trabalham com pesquisa operacional. Note como uma frase define exatamente como elas atuam no mercado. Perceba que algumas são mais focadas em um produto, como Gurobi ( solver ) e AMPL ( ambiente de modelagem matemática ), enquanto outras são mais focadas em serviços, como nos casos das consultorias. Outro fato interessante: Essas informações estão muito facilmente disponíveis nas páginas das empresas. Isso mostra e ressalta a importância que elas dão a missão, visão e valor: razão de suas existências.

A missão, visão e valor de uma empresa define seus anseios e objetivos para alcançar uma condição futura. É muito importante que esses conceitos estejam claros e disponíveis a todos os colaboradores, clientes e envolvidos no negócio. Esses conceitos são determinantes para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Veja alguns exemplos abaixo: (Clique nas figuras para uma descrição mais detalhada)
  “A Gapso não é uma fábrica de software e nem uma fornecedora de produtos e prateleira. Nosso objetivo é facilitar a vida de quem planeja operações produtivas complexas e torná-las cada vez mais eficientes”.
 "Paragon: Missão: Oferecer soluções personalizadas para tomada de decisão com ênfase em tecnologia matemática, minimizando riscos com eficiência na análise da cadeia de valor dos clientes. Valores: Ética, excelência, confiança, responsabilidade, compromisso e satisfação! Visão: Disseminar técnicas de decisão globalmente, como referência de mercado em excelência de serviços".
 "A WPLEX tem como missão disponibilizar tecnologia da informação através de softwares especialistas de programação, e controle para empresas de transporte de passageiros, com inovação e qualidade, permitindo crescimento, modernização e alto retorno aos Clientes. ‘WPLEX’ vem de planejamento e execução, que são as principais atividades da gestão operacional da empresa de transporte. ‘W’ vem do fundador da empresa".
 "N-Side: Uma empresa de consultoria em gestão especializada em Pesquisa Operacional. Nós otimizamos seu processo de decisão usando avançadas técnicas de análise. A ambição da N-SIDE é crescer como uma empresa desenvolvendo sistemas de otimização mais usados no mundo dos negócios e contribuindo para uma alocação de recursos humanos e naturais de forma mais inteligente".
 "Gurobi ajuda as empresas a resolverem os problemas mais difíceis disponibilizando o melhor solver de otimização do mundo, com excelente apoio aos clientes e sem "surpresas" nos seus preços. Fundada pelo grupo de otimização mais experiente e respeitado no mundo, Gurobi está crescendo muito rapidamente à medida que mais e mais empresas vêem os benefícios de trabalhar com um parceiro tão focado em disponibilizar o melhor solver e suporte possível".
 "FICO é um provedor líder de ranqueamento de crédito, gestão da decisão, detecção de fraude e serviços de análise de risco. Veja os marcos da empresa e aprenda mais sobre os serviços de gestão de crédito e soluções de inteligência de negócios".
 "A missão da OptiRisk Systems é ser um player global e uma líder em soluções de otimização e análise de risco. Com a OptiRisk Systems nós incentivamos a cultura de pesquisa trabalho em equipe alocando poder à nossa equipe de liderança para que eles alcancem o máximo de potencial. Somos altamente focados no cliente e motivamos nossa liderança a prover um excelente serviço que atenda as necessidades dos nossos clientes".
 "AMPL é uma poderosa e compreensível linguagem de modelagem matemática para problemas de otimização linear e não linear, em variáveis discretas e contínuas. Desenvolvido nos laboratórios da Bell, AMPL te permite usar notações comuns e conceitos familiares para formular modelos de otimização e examinar soluções, enquanto que o computador gerencia a comunicação com o solver apropriado. A flexibilidade e conveniência do AMPL o torna ideal para desenvolvimento e prototipagem rápida no desenvolvimento de modelos, enquanto que sua velocidade e opções de controle o torna especialmente uma eficiente escolha para rodadas repetitivas em produção".
 "IBM: Dedicação ao sucesso de cada cliente. | Inovação é o que importa - para sua empresa e para o mundo Confiança e responsabilidade pessoal em todos os relacionamentos".
 "A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis".

“As 10 verdades: Concentre-se no usuário e tudo mais virá | É melhor fazer algo realmente bem | Rápido é melhor que devagar | A democracia funciona na web | Você não precisa estar em uma escrivaninha para precisar de uma resposta | É possível fazer dinheiro sem fazer o mal | Sempre haverá mais informações | A busca de informação cruza todas as fronteiras | É possível ser sério sem usar terno | Excelente ainda não é o bastante”.
 "Accenture: Alto desempenho. Entregue. | Consultoria | Tecnologia | Terceirização".
 "McKinsey & Company é uma empresa global de consultoria em gestão que aconselha a alta liderança de empresas líderes e instituições em seus assuntos de estratégia, organização, tecnologia e operação".
 "Bain & CompanyNossa gente nos faz diferente - energéticos em dar suporte e desafiar nossos clientes de forma equivalente. Somos apaixonados em causar impactos mensuráveis em tudo que fazemos. Nossa cultura e abordagem única entrega resultados consistentes, adequados a cada situação específica de cada cliente. Nós sempre faremos a coisa certa para nossos clientes, nossa gente e nossa comunidade. Tomamos conta do negócio do nosso cliente como nosso negócio. Pensamos e agimos como parceiros, não como conselheiros acadêmicos. Compartilhamos as aspirações de nossos clientes, trabalhamos para entender suas realidades, e alinhamos nossos incentivos com suas expectativas - de forma que eles saibam que estamos nessa juntos".