Blog‎ > ‎

Grandes personalidades da Pesquisa Operacional

postado em 28 de nov de 2012 13:09 por João Flávio de Freitas Almeida   [ 17 de abr de 2014 07:39 atualizado‎(s)‎ ]

A Pesquisa Operacional só foi viabilizada com o desenvolvimento do computador e com a evolução de algoritmos matemáticos. Só assim, problemas reais que geralmente requerem muitos dados podem ser modelados e resolvidos com grande fidelidade. Faço aqui uma breve descrição de grandes personalidades de contribuíram com o desenvolvimento recente da Pesquisa Operacional:


Alan Turing [1912-1954] (41 anos):
 Formalizou o conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing. Trabalhou para a inteligência Britânica na segunda guerra com criptografia interceptando códigos e decifrando-os automaticamente.









John Von Newman [1903-1957] (53 anos)
: Matemático húngaro, judeu e naturalizado estadunidense. Dentre diversas contribuições à matemática, Von Newman teve grandes contribuições na computação, estatística e na teoria dos jogos. Considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX. Os computadores atuais seguem a lógica de execução de instruções propostas por ele. Suas ideias sobre matemática para a resolução de conflitos culminaram na criação da teoria dos jogos. Ele mostrou que problemas típicos do comportamento econômico são rigorosamente idênticos às soluções matemáticas de certos jogos de estratégia. Em 1930 Von Newman foi convidado e selecionado, juntamente com Albert Einstein, para a primeira faculdade de matemática do Instituto para Estudos Avançados na universidade de Princeton.





George Dantzig [1914-2005] (90 anos):
 Matemático estadunidense filho de um matemático russo, Dantzig é considerado o pai da programação linear. Introduziu o algoritmo simplex. Embora não tivesse sido homenageado diretamente, Dantzig é referenciado como o gênio do filme "Gênio indomável". 











John Forbes Nash [1928 -] (86 anos): 
Matemático norte-americano esquizofrênico. Trabalhou na teoria dos Jogos pela universidade de Princeton e ganhou o prêmio Nobel de economia em 1994. Embora tivesse sido aceito na pós-graduação de Harvard, foi assediado agressivamente pelo presidente do departamento de matemática de Princeton que o convenceu a ficar em Princeton, onde desenvolveu o Equilíbrio de Nash. Recebeu o prêmio de Teoria Jon Von Newman e foi homenageado no filme "Uma mente brilhante".







Markovitz [1927-] (86 anos): Economista americano. Recebeu o prêmio de Teoria Jon Von Newman e o prêmio Nobel de economia. Conhecido pela teoria do portfólio moderno onde formula um modelo de otimização para minimizar o risco em uma carteira de investimentos. 









Dentre os 10 algoritmos mais importantes do século, o método de Monte Carlo, concebido por Jon Von Newman está em 1º lugar e o método simplex, desenvolvido por George Dantzig, fica em 2º lugar.