Blog‎ > ‎

Analytics e Operations Research

postado em 28 de nov de 2012 13:21 por João Flávio de Freitas Almeida   [ 17 de abr de 2014 07:25 atualizado‎(s)‎ ]

Analytics e Pesquisa Operacional (Operations Research) são termos comumente usados no mundo dos negócios, no entanto, existem diferenças no escopo de atuação de cada termo, embora ambos estejam relacionados às técnicas quantitativas para melhoria de desempenho dos negócios. Então, qual a diferença? A maioria das definições sobre Pesquisa Operacional (Operations Research) e Analytics é deficiente:






Pesquisa Operacional (Operations Research)


Pesquisa
 Operacional (também referida como Ciência da Decisão ou Ciência da Gestão) é uma ciência matemática interdisciplinar focada no uso eficiente de tecnologia pelas organizações (Wikipédia). 

O termo Pesquisa Operacional (PO) descreve uma disciplina com foco na aplicação de tecnologia da informação para o processo de tomada de decisão. Em outras palavras, PO representa o estudo de alocação ótima de recursos por análise matemática ou científica de uma operação ou processo para auxilio a decisão.






Business Analytics


Business Analytics (BA) refere-se a habilidades, tecnologias, aplicações e práticas de exploração e investigação do desempenho
passado do negócio para ganhar insight e guiar o planejamento dos negócios (Wikipédia)

Business Analytics (BA) é a prática de exploração metódica e iterativa de dados de uma organização com ênfase em análises estatísticas.

Analytics é a combinação de habilidades, técnicas, aplicações e processos usados por organizações para ganhar insight em seus negócios baseados em dados e análises estatísticas para guiar o planejamento dos negócios.